[Resenha] Ódio Que Você Semeia



Sinopse:

Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.

Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.
Não faça movimentos bruscos.
Deixe sempre as mãos à mostra.
Só fale quando te perguntarem algo. 
Seja obediente.
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.
Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.

Esse livro foi lançado no Brasil no meio do ano de 2017 e quando saiu aqui bombou, tanto quanto lá fora. Eu desde o começo só ouvia falar coisas boas dele, então quando saiu a pré venda tratei logo de comprar, porém acabei não lendo assim que tive ele em mãos. Por quê?  Como se tratava de um tema delicado, eu pensei que a escrita da autora iria ser densa, agora que li, digo com todas as letras que além de, ele ter uma escrita super leve, você ler super rápido. E sinceramente esse livro precisa ser lido por todos. Então se por uma caso tiver ele em sua estante, pegue e comece a ler agora mesmo por que vai valer cada tempo que você gastar lendo.

A história começa com a Starr vivendo um momento trágico na vida dela, é o fato de ela ver um dos seus melhores amigos ser assassinado por um policial por simplesmente ser negro. A partir desse ponto passamos a entra em todo o dilema e conflitos junto com ela, pois no começo ela fica com medo de abrir a boca, já que ela também é negra, e como todos nos bem sabemos, a policia quando quer, sabe muito bem abusar do poder deles.

No decorrer do livro, vemos a Starr amadurecer e perceber que se ela não for corajosa o suficiente, o amigo não vai ter a justiça que merece. Então com ajuda dos pais dos irmãos e de mais outras pessoas, ela decide falar toda a verdade para mídia e cara! Esse momento foi lindo parte de então todo mundo sabia o que de fato tinha acontecido e que o Khalil tinha sido mais uma vítima de racismo.

O bonito de ver é que como na vida real, não só tinha gente negra lutando por justiça, mas todo mundo que sabe que racismo é uma coisa que nem deveria existir. Infelizmente sempre tem um que se acha no direito de se sentir superior por ser branco e  ter melhores condições. Isso precisa acabar. O mundo precisa de gente como a Starr que luta pelo certo que faz valer seus direitos

Lógico que no livro teve momentos leves e divertidos. A interação dela com a família é maravilhosa. Você rir em vários momentos, ainda tem o namorado dela que sinceramente é fofo e um encanto. Nossa!! Eles dois juntos super shippavel. Tem também os amigos dela, eles são umas figuras.

Por isso, eu digo, leiam esse livro. Vamos nos conscientizar através dele ou por nos mesmo. Vamos mostrar que não importa raça, religião, ou opção sexual, afinal todos somos iguais parante Deus.

Esse livro maravilhoso está no momento sendo gravado para vira um filme que provavelmente deve sair este ano.

Comentários

  1. Eu sei que esse livro passa um msg e, porque nao dizer, um sacolejo necessário, mas ainda não me prontifiquei a ler. Vou esperar acabar o hype, pq assim fica mais fácil eu tirar minhas próprias conclusões. Adorei sua resenha, como sempre. Sua maneira clara e sincera de emitir uma opinião é invejável. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoje eu não durmo ......ter vc q tem resenhas incríeis falando q gostou da minha nossa q sonho <3......e leia ele sim vc vai amar

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas