[Resenha] Las Chicas del Cable

Foto: Netflix 


Las Chicas del Cable é a primeira série original da Netflix em espanhol e arrasou como as americanas. A trama se passa no final dos anos 20, em Madri e conta a história de quatro jovens mulheres, Lídia/Alba (Blanca Suárez), Ángeles (Maggie Civantos), Carlota (Ana Fernández) e Marga (Nadia de Santiago) que lutam pela liberdade, que querem encontrar um amor, pela amizade e uma por uma oportunidade numa sociedade machista. 

A série já começa mostrando para que veio, com um texto maravilhoso que é narrado por Lídia/Alba. Eu fiz questão de escrever para vocês:
“Em 1928, as mulheres eram vistas como objetos que serviam para serem exibidos nas festas, objetos incapazes de expressar opinião ou tomar decisões. É verdade que a vida não era fácil para ninguém, mas ainda menos para as mulheres. Se você fosse mulher em 1928, a liberdade lhe pareceria uma meta inatingível. Para a sociedade, éramos apenas esposas e mães. Não tínhamos o direito de ter sonhos e nem ambições. Em busca de um futuro, muitas mulheres tiverem de viajar para longe e outras tiveram que enfrentar as regras de uma sociedade machista e retrógrada. No final, todas nós, ricas ou pobres, queríamos o mesmo: ser livres”

As protagonista trabalham na Ctne (Companhia Nacional de Telefone de Espanha). A trama gira em torno dessa empresa que é o principal plano de fundo da história. Apesar da série se passar há mais ou menos 100 anos atrás os temas abordados são bastantes atuais e nós coloca para pensar sobre mercado de trabalho, sexualidade, desigualdade de gênero, violência doméstica, família e feminismo a partir das quatro mulheres maravilhosas que são Lídia/Alba, Carlota, Ángeles e Marga.  

Confessarei que o que me fez ter interesse pelo seriado foi meu novo crush Martiño Rivas, quando o vi em cena só tive olhos para ele e foi amor a primeira vista. Ele interpreta Carlos, filho do dono da Ctne e um dos personagens masculinos principais. 

Vale muito a pena assistir, a série é curtinha, tem apenas oito episódios, o final me deixou de queixo caído e super curiosa com o que vai acontecer. E eu já pesquisei e terá uma segunda temporada, que segundo a Netflix espanhola estreia em dezembro de 2017 e uma terceira temporada prevista para 2018. 






Comentários

Postagens mais visitadas